Como fazer churrasco?

O churrasco já é um prato típico da família brasileira! Aprenda como fazer churrasco para arrasar em todas as ocasiões!

O churrasco é uma das refeições mais amadas pelos brasileiros. Ele é utilizado, geralmente, como pretexto para reunir a família e os amigos. Quem gosta desse prato sabe: as escolhas certas fazem toda diferença. Assim, é fundamental aprender como fazer churrasco – desde a escolha da carne ao tempo de brasa!

Confira:

1. Como escolher a carne?

Essa é uma dificuldade comum entre os churrasqueiros de plantão: a escolha da carne é fundamental na arte de como fazer churrasco.

Em primeiro lugar, é necessário observar com atenção à cor da carne, pois a tonalidade vermelha indica se ela esta boa para o consumo ou não. Carnes congeladas podem ter seu sabor prejudicado, evite-as.

Escolha um supermercado ou açougue de sua confiança. Os tipos de carnes ficam a gosto do freguês, mas as mais comuns para o churrasco são: picanha, maminha, alcatra e o contrafilé. Você pode complementar com asinha de frango e linguiça.

como fazer churrasco

2. Como temperar a carne?

Sabe aquele sabor surpreendente de um bom churrasco? O segredo está no tempero, ou melhor ainda, no tempo de tempero. Engana-se quem pensa que é necessário utilizar vários temperos para obter um sabor delicioso. O ideal, é que a carne escolhida seja preparada cerca de cinco minutos antes de ser levada à churrasqueira, com sal grosso.

Escolha uma boa marca e distribua bem o sal por toda a carne. Para os pedaços menores, o ideal é que o sal seja triturado antes de temperar.

Se preferir dar um toque especial ao seu churrasco, deixe a carne vermelha no vinho tinto com ervas, isso ajuda amaciar e dá um gostinho especial.

3. Como acender a churrasqueira?

Quem não está acostumado a fazer churrasco, sofre na hora de acender a churrasqueira. Tome cuidado para não se queimar e não utilize gasolina ou querosene, pois além de perigosos, esses produtos liberam toxinas prejudiciais à saúde. Carvão e óleo de cozinha são suficientes.

Utilize um pão velho e coloque-o com óleo dentro da churrasqueira. Em seguida, posicione o carvão ao redor dele e acenda o fogo. Aos poucos espalhe o carvão.

Nunca coloque a carne com o fogo alto. É preciso esperar o carvão virar brasa. Para manter a brasa, basta ir colocando carvão ao poucos, com muito cuidado para não se queimar.

Ah, não compre um carvão qualquer. Dê preferência aos produzidos com madeira de acácia-negra e eucalipto – essas informações constam na embalagem. E não se esqueça: guarde-os longe da umidade.

4. Como servir o churrasco?

Ainda está em dúvida sobre como fazer churrasco? Vamos lá: comece com as carnes que as pessoas não comem muito, como linguiça e coração de frango. Coloque também a picanha e as outras peças na brasa.

Vá servindo aos poucos, sempre à medida que a carne assar. Não retire a gordura da carne antes da churrasqueira. Ela deve ser retirada apenas na hora de servir para não prejudicar o sabor.

Para incrementar o seu churrasco, você pode fazer maionese caseira ou usar um molho barbecue pronto.

Fazer um molho de alho com açafrão também acentua o sabor da carne. Para acompanhar, prepare um tradicional vinagrete, arroz branco ou uma salada.

Você sabia?

A palavra churrasco vem do espanhol “socarrar”, que traduzido significa queimar. Em cada estado brasileiro, há uma maneira especial de prepará-lo!

Gostou das dicas? Então compartilhe com os seus amigos e comece a organizar o próximo encontro com a turma.

Delivery de churrasco é com a gente!

O MandaChopp trabalha sobe encomenda com delivery de churrasco e cerveja. Também temos petiscos, feijoadas e outros pratos. É só ligar antes da sua festa! Entre em contato para saber mais.

 

Compartilhe nas redes sociais


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *